Cultura, saúde e previdência fecham plenárias temáticas


O diretor do Sindicato Moisés Selerges com o escritor Fernando Morais, durante a plenária de Cultura.
Fotos: Raquel Camargo / SMABC

Três plenárias temáticas na noite de quinta-feira fecharam a segunda etapa do 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, com os temas Cultura e Lazer, Saúde no Trabalho e Meio Ambiente e Previdência e Aposentados.

O jornalista e escritor Fernando Morais defendeu que o Sindicato incentive a cultura para os trabalhadores, filhos de trabalhadores e para a sociedade.

Ele foi o convidado principal da plenária temática que debateu a política de Cultura da categoria, no terceiro andar da Sede.

“O Sindicato que mudou o Brasil tem força para se colocar a serviço da cultura e abrir uma porta para que surjam novos talentos entre os filhos dos trabalhadores”, afirmou o escritor.

“Além de lutar por melhores salários e condições e trabalho, os sindicatos também têm que lutar por mais cultura. E eu estou disposto a estar com vocês nessa batalha”, completou

Fernando Morais foi secretário de Cultura do Estado de São Paulo entre 1988 e 1991. Durante a gestão, ele implantou as Oficinas Culturais, que levaram aulas de teatro, música, pintura, cinema para as regiões mais pobres do estado.

“Foi uma das experiências que mais me marcou na vida. Vários artistas famosos deram aulas para crianças de áreas carentes que não tinham condição de pagar um curso de teatro ou música”, relembra.


Mesa sobre saúde: Carlos Krica, diretor do Sindicato, Theo Oliveira, coordenador do Departamento de Saúde do SMABC e Eliana Pintor, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Diadema

Mais saúde e menos doenças
Fortalecer a saúde pública, melhorar as condições de saúde e segurança no trabalho e combater as situações que levam ao estresse e às doenças foram as propostas aprovadas pelos delegados que participaram da plenária sobre saúde no trabalho e meio ambiente, no Centro Celso Daniel.

Também foram aprovadas propostas de conscientização e desestímulo ao uso de drogas, de bebidas alcoólicas e fumo. Essas propostas serão apresentadas nas plenárias finais, que acontecerão na próxima semana no Pavilhão Vera Cruz.

“Uma das preocupações voltou-se à melhoria do atendimento no Sistema Único de Saúde”, disse Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, diretor do Sindicato que coordenou os trabalhos.

Ele disse que atualmente cerca de 80% da população do ABC depende da saúde privada. “A grande maioria tem plano coletivo, com atendimento quase sempre ruim e apenas enquanto existe vínculo de trabalho”, comentou.


Plenária de debates sobre aposentadoria e previdência

Aposentados querem valorização
A plenária temática de Previdência e Aposentados, também no Centro Celso Daniel, aprovou a luta por uma campanha nacional de valorização do aposentado e do idoso, junto ao movimento sindical, exigindo o cumprimento da Política Nacional do Idoso, o fim do fator previdenciário e a mudança nas regras de reajuste na aposentadoria, a fim de valorizar os benefícios pagos.

Dirigentes da Associação dos Metalúrgicos Aposentados (AMA-ABC), do Sindicato e a gerente do INSS em São Bernardo, Marina Suzuki, fizeram parte da mesa de debates.

Da Redação