Curso de formação cidadã – Metalúrgicos na Mercedes são os primeiros liberados
Trabalhadores na montadora são os primeiros liberados para participar do Programa Trabalho e Cidadania. Conquista inédita possibilita ao metalúrgico dedicar um dia inteiro ao estudo e debate de assuntos sobre as relações de trabalho.
Representantes do Sindicato, da representação sindical e da empresa assinam acordo
Sindicato fecha acordo com MBB
Os metalúrgicos do ABC deram um passo histórico para fortalecer a organização no local de trabalho.
A Mercedes-Benz de São Bernardo e o Sindicato assinaram ontem o Programa Trabalho e Cidadania.
A montadora é a primeira empresa a aplicar o acordo inédito no Brasil, que libera os metalúrgicos da base a participar, uma vez por ano, de um dia dedicado ao estudo e debate de assuntos relacionados à sua formação.
Outras empresas participarão da iniciativa que permitirá aos companheiros entender melhor o que é a convenção coletiva, do que trata a política sindical ou o que significa trabalho seguro, entre outros temas.
“Hoje começamos a colocar em prática uma reivindicação de muitos anos da categoria”, comemorou o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.
“Esse acordo representa um avanço comparável à conquista das Comissões de Fábricas”, afirmou.
Organização – “O Programa representa um maior enraizamento e entrosamento do Sindicato entre os trabalhadores, por isso queremos que toda a base participe”, prosseguiu Sérgio Nobre”.
Em um primeiro momento, as aulas acontecerão na sede da CNM-CUT, em São Bernardo.
O trabalhador que participar terá o dia pago pela empresa.
Categoria – Quando estiver implantado em toda a categoria, a intenção é do curso atender 650 pessoas por dia, de segunda a sextafeira. “Com o conhecimento que vão adquirir, os metalúrgicos romperão as barreiras que ainda impedem a negociação dentro das fábricas e aumentarão o poder de sua organização no local de trabalho”, disse o presidente do Sindicato