Curso de formação de militantes na Volks reúne alunos novos e formados
A nova turma do curso de Formação para Militantes na Volks, ministrado pelo departamento de Formação do Sindicato, teve sua aula inaugural na última terça-feira, 25. No encontro online, participaram também integrantes da turma do ano passado que se formou no início deste ano.

O resultado, segundo o integrante da Comissão de Fábrica, Luciano Amigo Tavares, que tem participado das atividades, foi um rico compartilhamento de experiências.
“São trabalhadores com experiências bem variadas. Idades, funções, inclusive a participação de trabalhadores terceirizados, por exemplo. Essas características só ampliam a riqueza, propiciando um ambiente bem interessante. Foi um encontro de integração, muita emoção, solidariedade e cumplicidade. Com certeza saímos mais fortes e motivados”.
A respeito dos conteúdos abordados, detalhou. “A ideia é conhecer sobre a história da fábrica na região, assim como a história do Sindicato. Compreender a importância da participação de cada um como militante na construção das estratégias de luta e organização dos trabalhadores na fábrica. Isso tudo a partir das experiências vividas pelos próprios participantes”.
A última turma de militantes já formados na Volks decidiu manter o processo de formação e, para isso, se encontrarão uma vez por mês para promoverem debates. Já a os novos terão o próximo encontro virtual no dia 10 de junho.
Militantes Fortes
O curso agora passa a chamar “Militantes Fortes”. O nome é uma homenagem ao trabalhador Josafar Fernandes da Silva, companheiro de turma de 34 anos que faleceu vítima da Covid-19. Ele entrava na sala da Comissão e anunciava sorrindo: “Chegou o militante forte”.