Curso de história da África é exemplo na luta contra o racismo
Promovido pela Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato, na próxima segunda, dia 28, às 8h30, o curso de História da África e Afrobrasileira será retomado no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede.
A aula inaugural deste segundo módulo contará com a participação do secretário da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula; a secretária de Combate ao racismo da CUT Nacional, Maria Júlia Reis Nogueira; o deputado federal Vicentinho; e outros convidados.
Para José Laelson de Oliveira, o Léo, integrante da Comissão, apesar da Lei 10.639/03 prever a inclusão da história da África como conteúdo nas escolas públicas, isso ainda não acontece na imensa maioria delas.
Responsabilidade do Estado
“Enfrentamos uma grande dificuldade por conta do preconceito dos agentes públicos do Estado, das escolas e até dos pais de alunos que, por desconhecimento da riqueza da cultura africana, ainda resistem à implantação do ensino”, alertou Léo. Segundo ele, o Sindicato mais uma vez cumpre com o seu papel cidadão e prepara os trabalhadores para enfrentarem esse debate. “Temos que nos despir de preconceitos para conseguir resgatar a história e a cultura africana e afrobrasileira”, disse.
Novos módulos do curso sobre História da África
28 de abril
A origem africana da humanidade e da civilização – Novas informações evidenciam a origem africana da humanidade e da civilização.
26 de maio
A contribuição dos negros ao conhecimento humano universal do surgimento da ciência aos inventores negros – A invisibilidade dos inventores e cientistas negros na sociedade moderna. Apresentação dos inventos e inventores negros.
30 de junho
As origens africanas do Brasil– Povos e culturas que compuseram o mosaico brasileiro.
30 de junho
Colonização e a libertação africana – Apresentação do histórico de lutas durante o período de descolonização suas influências no movimento negro brasileiro.
25 de agosto
A geopolítica da África contemporânea desafios e potencialidades – Conflitos sócio-políticos do continente e seus motivadores, como Estados Unidos e China.
29 de setembro
Falares africanos no Brasil: do ioruba ao “pretuguês” – Apresentação das contribuições africanas ao vocabulário e jeito de falar português brasileiro.
27 de outubro
Quilombagens e quilombismos: a luta negra no período escravista – Lutas negras durante o período escravista e discussão sobre os atuais quilombos no Brasil.
24 de novembro
Aprofundando a luta dos trabalhadores e a questão racial – Os negros nas lutas históricas da classe trabalhadora.
15 de dezembro
Debates e tendências do antirracismo no Brasil uma problematização crítica/Desafios para a luta antirracista contemporânea – Discussão sobre os principais desafios para a luta antirracista contemporânea.
Da Redação