Curso de promotoras legais forma cidadãs
“Trata-se de um curso que transforma cada participante em uma cidadã”.
É assim que Rosi Machado, diretora do Sindicato, define o 1º Curso de Promotoras Legais e Populares de São Bernardo, que tem o Sindicato como um dos organizadores.
Iniciado há dez anos sob coordenação da União de Mulheres de São Paulo, do Movimento Ministério Público Democrático e outras entidades, o projeto tem como objetivo formar e informar as mulheres sobre seus direitos.
“Queremos fazer chegar às mulheres informações sempre negadas a elas”, explica Rosi. “Pela falta dessas informações, muitas companheiras acabam passando por situações que não aconteceriam se elas conhecessem melhor seus direitos”, prossegue.
O curso aborda aspectos como violência, direitos sexuais e trabalhistas, discriminação, preconceito e legislação; até aspectos de políticas públicas e história da luta das mulheres.
Na opinião de Rosi, ao concluir o curso essas mulheres serão formadoras e orientadoras capazes de multiplicar seus conhecimentos nos bairros, locais de trabalho, comunidades etc.
“Elas passarão a ser procuradas para informar, encaminhar e orientar desde simples desavenças entre casais até para opinar sobre políticas públicas”, acredita a dirigente.
O curso conta com 130 participantes e as aulas acontecem às quintas-feiras no Centro de Formação Celso Daniel.