Curso “Violência e Genocído da Juventude Negra” começa nessa sexta
(Foto: Adonis Guerra)
No próximo dia 29 tem início a primeira turma do curso “Conversa de Griô – Violência e Genocídio da Juventude Negra”, promovido pela Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato.
O projeto reformulado dá continuidade ao curso História da África, iniciado em 2013. A primeira aula terá como tema “Estado e violência racial” e será ministrada pelo professor e integrante da UneAfro, Douglas Belchior.
“Quando tivemos a ideia de promover Curso História da África, era um momento importante para tratar do assunto, por conta das cotas e da lei 10.639/03. O curso atingiu o sucesso, recebemos 360 alunos, totalizando 100 horas de aprendizagem. Agora percebemos a necessidade de falar sobre genocídio da população negra, tema pouco abordado pela sociedade”, declarou o coordenador da Comissão, José Laelson de Oliveira, o Leo Superliga.
A cada duas horas dois jovens negros são assassinados no Brasil. Os dados fazem parte do Mapa da Violência, divulgado em 2014, com base no Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.
O curso ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês (exceto em maio, por conta do feriado no dia 26), no 3º andar do prédio do Sindicato, das 19h às 21h30.
Griô
Griô é a pessoa que pela experiência vivida na família e na comunidade desempenha o papel de agente cultural, transmitindo oralmente valores, costumes e tradições aos seus descendentes e ao grupo. Baseada nesta ideia de transmissão oral do conhecimento, o curso ganhou novo nome: “Conversa de Griô”.
Da Redação