Cursos Sindicato/Senai – Inspetor de qualidade é o mais procurado


Devido à procura, Sindicato quer aumentar o número de vagas dos cursos

Exatos 1.915 trabalhadores disputam as 650 vagas dos cinco cursos que o Sindicato mantém pelo convênio com o Senai na Regional Diadema.

Com 754 inscrições, o curso de Inspetor de Qualidade teve a maior procura, apesar da profissão estar praticamente extinta.

“O trabalhador vem atrás de conhecimento porque a atenção com a qualidade está presente em qualquer função”, explica Antonio Pereira Campos, o Boquinha, do CSE na Federal Mogul, coordenador do curso de Cidadania, disciplina dos cinco cursos. “Na prática, os companheiros incorporaram a função em suas tarefas”, completa.

O segundo mais procurado foi o de Matemática, com 406 interessados. O menos procurado foi o de Comandos Elétricos com 99 inscritos.

Perfil
O Departamento de Formação do Sindicato ainda não concluiu o perfil dos inscritos, mas registra que a maior parte dos interessados é formada pelo público jovem e morador em Diadema.

Também foi grande a inscrição de mulheres e trabalhadores autônomo que desejam voltar ao mercado formal de trabalho, pois 15% das vagas são destinadas a desempregados.

Os testes de seleção começam nesta quinta-feira para o pessoal inscrito nos cursos de Matemática Aplicada à Mecânica e Comandos Elétricos. Na sexta-feira tem o teste para Eletricista Instalador e Desenho Técnico e, na segunda-feira, para Inspetor de Qualidade.

Mais vagas são necessárias
O número de inscritos não é recorde, porém demonstra que a procura por qualificação profissional é grande.

“Esse é um argumento que levaremos ao Senai para tentar ampliar a oferta de vagas gratuitas”, destacou Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato e membro do Conselho Nacional do Senai/Sesi.

Levantamento do Ministério da Educação divulgado em novembro do ano passado mostrou que o Senai não conseguiu atingir a meta de oferecer 50% das suas vagas dos cursos gratuitos em todo o País para alunos de baixa renda.