Curta metragem Chão de Fábrica, produzido por mulheres, será exibido no Sindicato no Dia Internacional da Mulher
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Sindicato exibe no dia 8 de março, às 18h, o curta metragem Chão de Fábrica, produzido por uma equipe só de mulheres.
A ficção conta a história de quatro trabalhadoras metalúrgicas em São Bernardo na década de 1970 que se encontram no banheiro da fábrica, durante o intervalo de almoço, e ali debatem sobre a vida, a política, as greves e melhores condições de trabalho.
A coordenadora da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC, Maria do Amparo Ramos, destacou que o evento será um momento de reflexão. “Nossa atividade servirá para refletir sobre todas as nossas lutas, as conquistas e os desafios atuais. O curta Chão de Fábrica veio em um momento muito propício para nós, mulheres metalúrgicas, analisarmos de onde viemos e até onde queremos chegar. A presença de cada companheira é de extrema importância”.
A sessão seguirá todos os protocolos de segurança sanitária com o objetivo de evitar disseminação do coronavírus, como uso de máscara e de álcool em gel.
Chão de Fábrica
Rodado entre os dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2020, onde funcionava a Karmanh Ghia, o curta-metragem marca a estreia da roteirista, diretora e preparadora de elenco Nina Kopko.
Produzido por uma equipe técnica composta apenas por mulheres e realizado sem patrocínios públicos, o filme só se tornou realidade a partir das diversas parcerias firmadas e do empenho voluntário de todas as profissionais envolvidas.
Durante as filmagens, o curta contou com o apoio dos Metalúrgicos do ABC na etapa de pesquisa histórica e busca por locação.