Custo de instalação cai e rede de eletropostos cresce 50% no Brasil

O número de eletropostos públicos instalados no Brasil chegou a cerca de 18 mil unidades até o começo de outubro, de acordo com dados da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Esse número representa avanço de 50% sobre os 12 mil eletropostos que o País tinha no fim de 2024, e os carregadores rápidos tiveram avanço mais relevante, chegando a 4 mil unidades, contra 1,5 mil em dezembro.

Para Aírton Barros, diretor de infraestrutura da ABVE, o Brasil ainda está longe do número ideal de eletropostos, que é de um para cada dez carros elétricos e híbridos plug-in: o cenário atual é de um para dezoito. Mas o avanço da rede de eletropostos rápidos melhorou bastante o cenário: “Mais do que dobramos o número de carregadores rápidos disponíveis, o que traz uma grande melhora na qualidade do serviço oferecido aos proprietários de elétricos e híbridos plug-in”.

Para Henri Karam, diretor de comunicação e de relações públicas da BYD, o movimento foi natural, com as empresas investindo cada vez mais em recarga após o crescimento da frota de veículos elétricos. A BYD tem cerca de cem eletropostos rápidos instalados no País e mais algumas dezenas serão instaladas nas próximas semanas, afirmou o Karam.

O advogado Edgar Junqueira Freire, do Escritório Rolim, fez um estudo para atender a demanda da ABVE para mostrar que a operação de um eletroposto deve pagar apenas o ISS, imposto sobre serviços, uma vez que é uma prestação de serviços e não a venda de um produto, como um carro ou um sorvete, na qual é cobrado o ICMS pelo governo de cada Estado. O problema é que não foi definido de forma clara e traz insegurança jurídica para o segmento.

Do AutoData