Custos de produção automotiva na Alemanha são os mais altos do mundo
Enquanto as tarifas de importação impostas por Donald Trump começam a impactar o setor automotivo, montadoras estrangeiras — incluindo as alemãs — avaliam transferir parte de sua produção para os Estados Unidos. No caso da Audi, isso significaria montar carros em solo americano pela primeira vez. Mas evitar impostos não é a única razão por trás dessa mudança: o custo da mão de obra na Alemanha está cada vez mais difícil de sustentar.
Baseado em um estudo recente da consultoria Oliver Wyman, pode-se dizer que a Alemanha é hoje o país mais caro do mundo para fabricar um carro, com um custo médio de mão de obra de US$ 3.300 por veículo. Essa conta inclui salários, contribuições para pensões e benefícios diversos. A diferença é tão grande que fabricar um carro na Alemanha pode custar até US$ 7.800 a mais do que produzir o mesmo modelo na China.
Ao comparar 250 fábricas automotivas ao redor do mundo, o estudo mostrou que os Estados Unidos, mesmo com salários mais altos do que mercados emergentes, ainda representam uma economia considerável frente ao modelo alemão — e o custo por carro é basicamente a metade do que se gasta na terra da Volkswagen.
A explicação não está só nos salários altos, mas também na carga tributária, regras trabalhistas rígidas e custos indiretos de produção. O curioso é que a China, tradicionalmente vista como o centro de fabricação mais econômico, com um custo médio de US$ 585 por carro, também está longe de ser a opção mais barata hoje. O estudo apontou países como México (US$ 305 por carro), Romênia (US$ 273) e Marrocos (incríveis US$ 106) como alternativas ainda mais econômicas.
Do Notícias Automotivas