CUT anuncia congresso nacional e organiza calendário de atividades
A CUT realizou ontem solenidade de abertura política para o 12º CONCUT, o congresso nacional da Central que acontece a cada três anos. Em evento no Senado Federal (foto), em Brasília, a CUT anunciou a atividade entre 13 e 16 de outubro, em São Paulo.
“O CONCUT elege a direção nacional, define os eixos de luta e atualiza o projeto político da maior organização sindical do País para o triênio seguinte”, declarou o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre.
Durante o dia, a Central promoveu seminário para discutir conjuntura política e econômica. Dirigentes e convidados avançaram sobre os debates e acompanharam a tramitação de temas trabalhistas, como o Projeto de Lei 4.330, sobre terceirização; medidas provisórias que mexem em direitos sociais; e a Reforma Política no País.
Sérgio Nobre lembrou que uma série de eventos já está programada para os próximos meses. “Na próxima semana, de 9 a 11 de março, ocorre a jornada de lutas da agricultura familiar e, na sexta [13], ato nacional em defesa da Petrobras, da manutenção de direitos sociais e pela Reforma Política, em conjunto com a Federação Única dos Petroleiros, a FUP, e movimentos sociais”, prosseguiu.
“A CUT não deixará que os trabalhadores sofram o ônus de medidas fiscais pensadas para a economia. Também não permitirá que a Petrobras, patrimônio do povo brasileiro, seja desconstruída por vontade de especuladores internacionais. Para defender os direitos de todos os brasileiros, vamos às ruas”, concluiu o secretário-geral.
Mais dois atos serão realizados juntamente com outras centrais sindicais. No próximo dia 18, no Congresso, e em 9 de abril, em São Paulo, com a 9ª Marcha da Classe Trabalhadora.
Da Redação