CUT comemora 1º de Maio no Paço de São Bernardo

Evento é organizado pela CUT-ABC, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e demais sindicatos e entidades cutistas da Região

 

Raquel Camargo / SMABC (Arquivo)

1º de Maio no Paço em 2010

Com o lema ´Fortalecendo a luta da classe trabalhadora´, a CUT ABC vai celebrar o Dia do Trabalhador com ato político e shows musicais no Paço de São Bernardo. A CUT ABC reúne 18 sindicatos e 380 mil trabalhadores.

O ato político será às 18h, com a participação de sindicalistas e políticos da região. Estão programadas mais de 20 atrações musicais, que se apresentarão a partir das 10h.

Sérgio Nobre, presidente do Sindicato, lembrou que o 1º de Maio é um momento de reflexão das lutas e conquistas da classe trabalhadora, e de reafirmação das bandeiras, tanto as históricas como as conjunturais.

Ele comentou que o 1º de Maio é ainda um dia de alerta. “A classe trabalhadora e a sociedade devem estar sempre mobilizadas contra os retrocessos como a volta da privatização e o desmonte do serviço público, já que a elite continua empenhada na aprovação de seus projetos no Congresso Nacional, apesar de a presidenta Dilma ter compromisso com a classe trabalhadora”, afirmou Sérgio Nobre.

Para o dirigente, o momento é de luta pela ampliação dos direitos trabalhistas, com a democratização das relações de trabalho e por uma organização sindical livre a autônoma.

Entre as atrações musicais estarão Zé Ramalho; Luan Santana; João Bosco & Vinícius; Gian & Giovani; Fernando & Sorocaba; Art Popular; Marcos & Belutti.

Bandeiras de luta da CUT
– Lutar por um projeto de desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda e valorização do trabalho.

– Ampliação dos direitos dos trabalhadores, pela livre organização no local de trabalho, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, fim da terceirização e da precarização e contra as demissões imotivadas.

– Ampliação das políticas de proteção social com a formalização dos empregos, criação de um sistema de seguridade social pública que garanta todos os trabalhadores, fim do fator previdenciário e valorização do salário mínimo

– Ampliar a luta pela reforma agrária, pelo fortalecimento da agricultura familiar, limites para a propriedade rural e atualização do índice de produtividade.

– Luta pela liberdade e autonomia sindical, pela punição das práticas anti-sindicais e pelo direito irrestrito de greve.

– Avançar na luta pelo fim do imposto sindical e implantação da contribuição negocial.

Programação do show
A partir das 10h, se apresentam no palco montado no Paço Municipal as seguintes atrações:

Luan Santana, João Bosco e Vinícius, Fernando e Sorocaba, Marcos e Belutti, Lincon e Luan, Alex Sandro e Marcelo, Roger e Rogério, Roger e Robson, Gian e Giovani, João Marcos e Marcel, Henrique Marx, Zé Ramalho, Art Popular, Pura Inocência, Samprazer, Os Travessos, É Demais, Pratisambá, Katinguelê, Ceceu Muniz, Grupo Razão e mais artistas regionais.

*Atualizado em 27/04, às 10h15

Da Redação