CUT cria simulador de cálculo de aposentadoria pela fórmula 85/95
A CUT divulgou um simulador para ajudar trabalhadores a calcular a aposentadoria pela fórmula 85/95, que está em vigor até 2017, após Medida Provisória (MP) do governo federal editada no último dia 17, pela presidenta Dilma Rousseff.
A MP institui a progressividade e, com isso, a regra vai ganhar um ponto, ou seja, vira 86/96. Em janeiro de 2019, vai se tornar 87/97. Em janeiro de 2020, vai se tornar 88/98. Em janeiro de 2021, vai ser acrescido mais um ponto, tornando-se então 89/99. E, por fim, em janeiro de 2022, ganha o último ponto, torna-se 90/100.
O objetivo do simulador, que ainda passa por atualizações, é para que o trabalhador possa calcular sua aposentadoria integral com mais segurança e previsibilidade. Acesse 8595.cut.org.br.
A fórmula 85/95, defendida pela CUT e os Metalúrgicos do ABC como alternativa ao fator previdenciário – criado por Fernando Henrique Cardoso, em 1999 –, funciona assim: para mulheres a soma deve ser idade + tempo de contribuição = 85 e para homens idade + tempo de contribuição = 95.
Para fazer esta conta, o companheiro deve acessar o simulador, clicar em masculino ou feminino, digitar a idade, o tempo de contribuição e clicar em calcular. Em seguida o site vai informar se o trabalhador atingiu ou não a soma na fórmula para poder se aposentar com 100% do benefício.
E atenção: as regras antigas continuam valendo, caso sejam melhores para quem não atingir 85/95.
Confira alguns exemplos de como a fórmula 85/95 vai diminuir o tempo para a aposentadoria integral com a Valentina e o João Ferrador em http://goo.gl/JBcslq.
COMO ACESSAR AS INFORMAÇÕES DO INSS
As informações do trabalhador lançadas no cadastro do INSS podem ser acompanhadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS. Primeiro é preciso cadastrar a senha de acesso em uma agência do INSS. O atendimento deve ser agendado pelo site da Previdência ou pelo telefone 135. Com a senha, o extrato previdenciário pode ser acessado no site previdencia.gov.br.
Da Redação.