CUT e centrais sindicais se reúnem hoje com parlamentares para barrar terceirização
(Foto: Jane de Araújo/ Agência Senado)
A CUT e demais centrais sindicais se reúnem hoje, às 15h, em Brasília, com parlamentares, para discutir o relatório final sobre o projeto que regulamenta a terceirização, o PLC 30.
O acordo foi feito na última quarta-feira, dia 23, quando representantes das centrais sindicais estiveram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, PMDB-AL, e fizeram pressão contrária ao projeto.
Na ocasião, eles concordaram com o teor da redação do senador Paulo Paim, PT-RS, relator da matéria, cujo texto final não prevê a possibilidade de terceirização de mão de obra nas atividades-fim.
Nesta quarta, o senador apresentará novo relatório do PLC 30/2015 que será discutido com os representantes. A votação ainda não está agendada.
“Estamos buscando um grande acordo para a votação. Sinto que as duas casas estão com a compreensão de que é injusta a retirada de direitos dos trabalhadores. Todos concordam que a atividade-fim não pode ser terceirizada. Temos sim é que incorporar os mais de 12 milhões de terceirizados na legislação social trabalhista do nosso País. Estou confiante”, afirmou Paim após o encontro.
A CUT, junto a integrantes de cada ramo, trabalhou para sensibilizar os senadores e lembrar que as duas propostas, PLC 30/2015 e PL 4302/98, prejudicam os trabalhadores.
CONTRA PEC 55
Até o fechamento desta edição de a Tribuna, trabalhadores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e a população em geral ocupavam as ruas de Brasília para protestar contra a votação da PEC 55, que congela gastos na saúde, educação e outros investimentos sociais durante 20 anos. A ação foi convocada pela CUT e outras 17 organizações sociais.
Da Redação