CUT entra na luta e organização da pessoa com deficiência
As questões relacionadas à pessoa com deficiência estão na agenda da CUT. O seminário A CUT, as Pessoas com Deficiência e o Trabalho foi o pontapé para habilitar a central a tratar as demandas do segmento. O seminário foi realizado na Afubesp, com o apoio do nosso Sindicato.
Do encontro foi formado um Coletivo Nacional encarregado de preparar seminários estaduais e publicações para orientar os sindicatos cutistas a lidar com a questão em suas bases. A idéia é estimular a organização de comissões, desencadear lutas específicas e atuar nas empresas. Os companheiros Jorge Benedito dos Santos, da Scania, e Flávio Henrique de Souza, da Kostal, membros da Comissão dos Metalúrgicos, contaram a experiência na categoria como um exemplo que pode ser seguido em outras bases sindicais.
Do seminário também participaram a promotora pública Denise Lapola, que falou sobre os diversos direitos das PPDs e a necessidade de lutar para garantí-los; o representante da Comissão de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, Antonio Carlos Munhoz, que abordou a necessidade das PPDs participarem das lutas gerais dos trabalhadores, e Ednir Alves Veludo (Xuxu), falando sobre a necessária organização das pessoas com deficiência.