CUT faz reivindicações e propostas para o pré-sal

A CUT entregou ontem ao governo federal documento em que lista todas suas propostas e reivindicações para a exploração e destinação dos recursos provenientes do petróleo descoberto na camada o pré-sal.

O diretor executivo da Central e ex-presidente do nosso Sindicato, José Lopez Feijóo, listou as propostas, que incluem também os setores de biodiesel e etanol.
“A política energética deve garantir a soberania nacional, a promoção dos direitos sindicais, trabalhistas e sociais dos trabalhadores desses setores e a participação
da sociedade na definição de suas diretrizes”, disse Feijóo.

Produção agrícola
O documento tem 12 itens, a maior parte deles relacionadas ao etanol. “Consideramos que é importante governo e sociedade discutirem um zoneamento agroecológico. Isso serve para definir áreas de produção de alimentos, de oleaginosas (para o biodisel), de cana-de-açúcar, de soja, de pastagens, as áreas de preservação ambiental e as áreas para reforma agrária”, descreveu o dirigente.

Ele acrescenta ainda que a CUT pede atenção especial para a agricultura familiar, como universalizar os serviços de assistência técnica, desenvolver as cadeias produtivas e a economia solidária.

Por fim, aponta Feijóo, a Central pede projeto de lei para limitar dos investimentos de capital e a aquisição de terras por estrangeiros ou por empresa brasileira
com participação de capital estrangeiro.