CUT no Fórum Social Mundial: nesta quinta, Central discute com Dilma pauta dos trabalhadores para Rio+20

Uma delegação da Central Única dos Trabalhadores e de outros representantes dos movimentos sociais que compõem o Fórum Social Temático (FST), tem encontro marcado com a presidenta Dilma Rousseff, na tarde desta quinta-feira (25), em um hotel na cidade de Porto Alegre, onde acontece o evento. Na pauta da CUT, as propostas do movimento sindical para a Conferência da ONU Sobre as Mudanças Climáticas (Rio+20), em junho, no Rio de Janeiro.

Pela Central participam da conversa o secretário Geral, Quintino Severo, o secretaria de Relações Internacionais, João Felício, a secretária do Meio Ambiente, Carmen Foro, a secretaria de Comunicação, Rosane Bertotti, e o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski.

De acordo com Quintino, a discussão irá dialogar com o tema do FST, a crise capitalista e a justiça social e ambiental, e os dirigentes cobrarão do governo brasileiro a inclusão das propostas dos trabalhadores à declaração final da Rio+20. “Por ser um país que precisa continuar fazendo investimento, o Brasil deve levar em conta a questão ambiental, mas não pode deixar de crescer. Por outro lado, não podemos apenas crescer, mesmo de forma sustentável, sem que exista distribuição de renda.”

Carmen Foro acrescenta que a CUT tratará do tema com a presidente como algo que deve ser visto em conjunto com outros pontos, como o investimento em políticas sociais, e não um assunto isolado. “É importante criarmos empregos verdes, mas não podemos pintá-los com a lógica capitalista. Defendemos em nossa plataforma que o desenvolvimento deve vir acompanhado de ampliação de direitos e as experiências da agricultura familiar e dos trabalhadores brasileiros devam ser levadas em conta na discussão sobre a Rio+20 e, principalmente, sobre o modelo de desenvolvimento que o Brasil precisa adotar”, acredita.

Após o encontro, por volta das 19h, a presidenta participa de uma plenária popular no ginásio do Gigantinho.

Da CUT Nacional