CUT reafirma compromisso com diversidade e trabalho digno na 4ª Conferência LGBTQIA+

Conferência marcou lançamento do portal lgbtqia.mdh. gov.br, nova ferramenta de acesso a políticas públicas e ações voltadas ao coletivo

Foto: Adonis Guerra

Após quase uma década, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ marcou o reencontro entre Estado e sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas à diversidade. Realizada entre 21 e 24 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, reuniu mais de 2,2 mil participantes de todo o país.

A CUT teve presença ativa nos debates, reafirmando seu compromisso com a promoção da igualdade, defesa dos direitos humanos e combate à discriminação no trabalho. A delegação apresentou propostas de enfrentamento à LGBTQIA+fobia, ampliação das políticas de inclusão e valorização da diversidade.

O coordenador da Comissão LGBTQIA+ do Sindicato, Arthur França, destacou a importância da retomada de ações voltadas ao coletivo. “A conferência simbolizou um passo decisivo na reconstrução das políticas de diversidade, reafirmando que o trabalho digno e o respeito à pluralidade são pilares da democracia e da justiça social no Brasil”.

Organizada em quatro eixos — enfrentamento à violência, trabalho digno e geração de renda, interseccionalidade e institucionalização da política nacional LGBTQIA+ —, a conferência aprovou 80 das 203 propostas apresentadas por entidades. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou ainda o portal lgbtqia.mdh.gov.br e uma nova edição dos Cadernos LGBTQIA+ Cidadania, com dados sobre enfrentamento à violência e promoção da autonomia econômica.