CUT/SP realiza evento de abertura do mês da mulher
A CUT/SP, representada pela Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora, realiza nesta quarta, dia 2 de março, atividade que anunciará o Ato de Abertura do Mês das Mulheres e o Lançamento Estadual da Marcha das Margaridas.
O evento será no Sindicato dos Bancários de São Paulo, das 9h às 14h, e reunirá dirigentes dos sindicatos e federações filiadas à CUT e representantes de organizações e movimentos feministas. O evento será coordenado pela Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Sonia Auxiliadora. A presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Itaquaquecetuba, Viviane Maria de Souza.
Marcha
Como neste ano a data oficial do Dia Internacional da Mulher (8 de março) caiu em pleno carnaval (terça-feira), a tradicional Marcha foi transferida para o dia 12 de março. As mulheres trabalhadoras vão marchar em defesa da luta por autonomia e igualdade, contra o machismo e o capitalismo.
A concentração terá início, às 9h30, no Centro Informação Mulher, na Praça Roosevelt (R.Consolação, 605).
De lá, as mulheres caminharão pelo centro da cidade, encerrando o ato na Praça da Sé. No próprio dia 8 de março, o bloco “Adeus, Amélia!” levará a mensagem das feministas à população paulista. A concentração terá início às 14h, no final do elevado Presidente Artur da Costa e Silva, o Minhocão (próximo à Avenida Francisco Matarazzo).
Sobre o 8 de Março
Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs, na 2a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação do Dia Internacional da Mulher, celebrado inicialmente em datas diferentes, de acordo com o calendário de lutas de cada país. A ação das operárias russas no dia 8 de março de 1917 é a razão mais provável para a fixação desta data como o Dia Internacional da Mulher.
Com a revolução, muitos direitos foram conquistados, como o voto, a elegibilidade feminina e o direito ao aborto. Em 1922, a celebração internacional foi oficializada e o 8 de Março se transformou na data símbolo da participação das mulheres para transformarem sua condição e a sociedade como um todo.
Serviço
Ato de Abertura do Mês das Mulheres e Lançamento Estadual da Marcha das Margaridas.
Dia 02 de Março de 2011
Das 09h30 às 14h
Local: Auditório azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, situado na Rua São Bento, 413, São Paulo – Capital.
Programação:
09h30 – Credenciamento
10h – Ato de Abertura do Mês das Mulheres
Mesa:
Carmen Foro – Secretária Nacional do Meio Ambiente da CUT
Sonia Auxiliadora – Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP
Viviane Maria de Souza – Presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Itaquaquecetuba
Adi dos Santos Lima – Presidente da CUT São Paulo
11h30 – Lançamento Estadual da Marcha das Margaridas
Abertura com a Fuzarca Feminista
(Histórico das Marchas das Margaridas)
Mesa:
Carmen Foro – Secretária Nacional do Meio Ambiente da CUT
Sonia Coelho – Coordenação Nacional da Marcha Mundial das Mulheres
Sonia Auxiliadora – Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP
Vídeo – Marcha das Margaridas 2011
13h00 – Intervenções
13h30 – Mobilização do Estado de São Paulo para a Marcha das Margaridas
Considerações finais
Caminhada de denúncia à violência contra a mulher com panfletagem para o ato do dia 12 de março, quando comemoraremos o Dia Internacional das Mulheres.
Da CUT Nacional