CUT vai a Moçambique realizar curso de formação para Metalúrgicas

Está sendo realizado, de 27 a 29 de setembro, na cidade de Matola, Moçambique, na Escola Sindical da OTM Central Sindical o III Módulo do curso de formação de Lideranças Mulheres Metalúrgicas de Moçambique. Participam da atividade 22 trabalhadoras de três cidades diferentes. O tema da atividade é saúde da mulher trabalhadora.

Liliana Piscki, Secretária de Formação da CUT – SC e membro do Coletivo de Mulheres da CNM/CUT também participa da atividade. ” Quando vamos discutir saúde do trabalhador,apesar das diferenças de país e organização sindical, os probl emas são semelhantes. Em Moçambique, a responsabilidade pelo acidente também é do trabalhador, assim como em nosso país. Por isso, a organização dos trabalhadores deve ser cada vez mais internacionalizada, já que a exploração pelo capital também é a mesma.”

Fernando Lopes, secretário- adjunto da IndustriALL, participou do segundo dia de atividades e falou sobre a nova Federação Internacional. “A decisão pela fusão sinaliza ao mundo que a união dos trabalhadores dos ramos da indústria é uma tendencia, já que as cadeias produtivas do setores metalúrgico, quimico e textil estão intimamente relacionadas. Com a fusão, passamos a representar 50 milhões de trabalhadores no mundo. Um dos objetivos da IndustriALL é assegurar igualdade de direitos e a participação das mulheres e neste sentido, demos um passo importante em nosso congresso quando criamos a coordenação de mulheres.”

 

Da CNM CUT