CUT vai acompanhar evolução da indústria

Representante de cada ramo terá espaço para debater questões comuns e articular ações coletivas


Foto: Paulo de Souza / SMABC

Durante o Encontro Nacional do Macrossetor Indústria, promovido pela CUT na semana passada, o presidente do Sindicato e secretário-geral da Central, Sérgio Nobre, e os presidentes das Confederações dos Metalúrgicos, dos Químicos, dos Urbanitários, do Vestuário, da Alimentação e da Construção Civil constituíram uma coordenação para o macrossetor.

O grupo terá o papel de assegurar o cumprimento do Plano de Ação aprovado na encontro em âmbito nacional, regional e setorial e fortalecer a integração com a CUT Nacional e com as Estaduais.

O Plano de Ação está dividido em Política Industrial e Desenvolvimento, Relações do Trabalho, Organização Sindical e Negociação Coletiva.

“É importante que os representantes de cada ramo da indústria possam ter um espaço de debate de questões comuns e articular ações coletivamente”, disse Sérgio Nobre.

A organização dos ramos de produção nos macrossetores Indústria, Serviço Público, Comércio e Serviços e Rural, foi determinada no 11º ConCUT, realizado em julho deste ano.

Royalties para a educação
No encerramento do Encontro Nacional do Macrossetor Indústria, a CUT aprovou, simbolicamente, uma resolução de apoio à destinação de 100% dos royalties do petróleo para financiar a educação no Brasil.

Pelo documento, a Central afirma que a decisão da Câmara impõe um retrocesso sem precedentes para a sociedade brasileira, por ter votado, na semana passada, contra o projeto.

Da Redação