D. Ivo Lorscheiter: Enterrado bispo que enfrentou a ditadura
O ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Ivo Lorscheiter (foto), foi enterrado ontem em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, cidade que era bispo emérito. Ele faleceu segunda-feira, aos 79 anos, após complicações resultantes de uma cirurgia no estômago.
Ligado à Teologia da Libertação, corrente do catolicismo que vê a igreja como agente de transformações sociais, dom Ivo comandou a CNBB entre 1971 e 1978, os anos mais repressivos do regime militar. Durante todo esse período, o religioso e a entidade se opuseram de forma corajosa às violências da ditadura.
Bastante modesto, quando perguntavam a dom Ivo sobre sua atuação, dizia que apenas havia cumprido seu dever. “É obrigação de todo católico opor-se às violações dos direitos humanos”, completava.
De espírito aberto, dom Ivo foi um dos primeiros bispos do País a pedir a realização de eleições diretas para presidente da República e se opôs às medidas do Vaticano contra o então frade Leonardo Boff.
“Foi um gigante, uma pena que não tenha sido nomeado cardeal. A igreja terá de pedir perdão a ele”, comentou o importante teólogo Fernando Altemeyer, ex-assessor de dom Paulo Evaristo Arns.