Da rádio peão à Rádio Brasil Atual

"Temos o direito democrático de dialogar com a sociedade e apresentar nossas ideias", afirmou o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, na inauguração da emissora


Presidente do Sindicato fala no lançamento da rádio. Foto: Paulo de Souza / SMABC

A Rádio Brasil Atual FM entrou no ar oficialmente, em caráter experimental, na noite desta terça-feira (28), durante cerimônia realizada em São Paulo, que também comemorou os 29 anos da Central Única dos Trabalhadores, a CUT.

No evento, o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, lembrou a forma precária com que os trabalhadores se comunicavam na década de 80, no que se convencionou chamar de ‘rádio peão’, ou seja, o boca a boca.

“Quando cheguei pela primeira vez na portaria da Mercedes, vi a movimentação dos dirigentes sindicais que tentavam se comunicar com os trabalhadores”, lembrou. “Era a rádio peão”, prosseguiu.

Sérgio Nobre contou que, naquele momento, nasceu nele uma necessidade democrática de expressão, que se tornou realidade 25 anos após o pedido de concessão feito pelo Sindicato ao Ministério das Comunicações.  

“Queremos dialogar com a sociedade, apresentar nossas idéias. Temos esse direito democrático”, defendeu.

O dirigente destacou ainda o enorme esforço dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo, parceiros no projeto, para realizar esse sonho e manter a Rádio Brasil Atual FM em funcionamento.

Ampliar a voz dos trabalhadores
O ex-presidente Lula enviou um vídeo, apresentado durante a cerimônia de estreia da Radio Brasil Atual FM, parabenizando os trabalhadores por mais essa conquista democrática.

“Desde os anos 80, os metalúrgicos trabalham para ampliar sua voz e a dos movimentos sociais para toda a sociedade de forma direta, sem intermediários”, afirmou Lula.

Ele disse que estava alegre com a inauguração oficial da Rádio, que se soma ao projeto de comunicação do Sindicato, que conta também com a TVT, internet, jornais regionais e sindicais, além de aplicativos para celular.

“Consolidar a democracia passa pela democratização dos meios de comunicação. Muito me alegra ver a Rádio Brasil Atual se somar aos meios de comunicação direta com os brasileiros e brasileiras”, completou o ex-presidente.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DO LANÇAMENTO DA RÁDIO


Clique no banner para acessar a página da rádio e ouvir a programação

Acesso e interatividade
Os 98,9 FM da Rádio Brasil Atual, em São Paulo, podem ser acessados pelo rádio convencional, pelo site do Sindicato (no banner verde que fica na capa do site) ou pelo aplicativo para celulares da entidade, que pode ser baixado para o sistema Android.

Sugestões, críticas ou elogios podem ser feitos pelo email [email protected] ou pelo 0800-7734422. Participe! Essa rádio é sua.

Da Redação