Daimler e Volvo anunciam joint venture para células de combustível

Chamada cellcentric, nova empresa vai desenvolver tecnologia de caminhões a hidrogênio para transporte de carga em toda a Europa

Após criarem uma joint venture para o desenvolvimento de sistemas de células de combustível, denominada cellcentric (com minúscula, mesmo) no início de março, os grupos Daimler e Volvo anunciaram os objetivos da nova empresa, que pretende se tornar líder global na produção e desenvolvimento de células de combustível.

A ideia é que a cellcentric contribua na tarefa de cumprir as metas traçadas até 2050, de tornar as operações de transporte de carga sustentáveis e fazer com que a Europa alcance a neutralidade em carbono, como parte do Acordo Verde Europeu. Para isso, a nova empresa vai desenvolver, produzir e comercializar sistemas de célula de combustível para caminhões que rodam longas distâncias e outras aplicações.

Segundo os executivos da Daimler Truck e do grupo Volvo, as operações de transporte no futuro próximo serão realizadas por caminhões totalmente elétricos e com células de combustível baseados em hidrogênio, com as baterias alimentando os veículos em trajetos mais curtos e com cargas mais leves, enquanto as células alimentadas por hidrogênio vão se encarregar de mover caminhões com cargas mais pesadas e por maiores distâncias.

Por enquanto, a cellcentric segue organizando os planos para a produção das células em série e em grande escala, e mais detalhes, assim como a escolha sobre a localização da fábrica serão anunciados no decorrer do próximo ano, segundo a empresa. A meta da Daimler Truck e do grupo Volvo é iniciar os testes com os clientes dos futuros caminhões “limpos” em aproximadamente três anos, com a produção em série dos veículos movidos a célula de combustível funcionando a pleno vapor ainda na metade desta década.

Do Automotive Business