Daimler Truck e Toyota decidem fundir as controladas Mitsubishi Fuso e Hino

Criação da nova fabricante de caminhões e ônibus deve ser concluída até o fim de 2024

Daimler Truck e Toyota concordaram em fundir suas controladas Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e Hino Motors. As empresas concluíram memorando de entendimento e toda a negociação deve estar concluída até o fim do ano que vem, assim como o nome da nova empresa, localização, proporção acionária e estrutura corporativa da nova holding.

A ideia das parceiras é que a fusão dê origem a uma empresa capaz desenvolver mais rapidamente as tecnologias CASE (Conectadas, Autônomas, Compartilhadas, Elétricas) para veículos comerciais em escala global — dentre elas a propulsão a hidrogênio — e atuar também na produção dos próprios caminhões e ônibus.

A criação da nova empresa foi anunciada nesta terça-feira, 30. Daimler Truck e Toyota investirão igualmente na holding da MFTBC e da Hino fundidas e que será listada na bolsa de valores de Tóquio. “Há um grande futuro pela frente – e o anúncio de hoje é um passo crucial para fazer esse futuro funcionar economicamente e liderar o transporte sustentável. A nova empresa planejada será uma grande força no Sudeste Asiático e um importante associado da família Daimler Truck”, comemorou Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

Koji Sato, CEO da Toyota Motor Corporation “Esta colaboração entre nossas quatro empresas é uma parceria para criar o futuro dos veículos comerciais no Japão e o futuro da sociedade de mobilidade”, acrescentou Koji Sato, CEO da Toyota Motor Corporation. Consolidado o mesmo quadro atual de Hino e Fuso, a nova empresa terá perto de 45 mil funcionários. A receita anual somada das duas empresas estaria próxima de US$ 16 bilhões.

Do AutoIndústria