DaimlerChrysler: Acidente fere operador e mostra problemas
Acidente ocorrido no domingo no setor de estamparia da DaimlerChrysler (ex-Mercedes-Benz) feriu gravemente o operador João Batista Ribeiro.
Ao analisar o acidente, a CIPA constatou várias irregularidades no processo de adaptação de 37 peças de estampo vindas da Alemanha em dezembro último, como o uso de calços de metal, uso de parafusos velhos, falta de manutenção e de reparos nas ferramentas.
O acidente aconteceu quando Ribeiro ajudava a preparar maquinário e o estampo quebrou, atingindo sua barriga.
Socorrido no Hospital Assunção, teve de ser submetido a uma cirurgia onde teve seu baço retirado. Seu quadro de saúde é estável.
A Assembléia dos trabalhadores realizada na manhã de ontem decidiu parar o setor até que tivessem informações sobre o companheiro acidentado.
O vice-presidente da CIPA, Francisco Assis Lima, disse que os estampos ficarão interditados até que se verifiquem os procedimentos que garantam segurança para os trabalhadores.
Assis disse que várias ações serão tomadas, como a análise de todos os estampos e a recuperação dos mesmos. Ele disse que existem vários problemas no setor de estamparia: “Faz pelo menos dois anos que a empresa se comprometeu a usar calços de polietileno, mas ainda usa calços de aço que em caso de acidente viram verdadeiros projéteis, podendo inclusive causar a morte”, comentou.
Além disso, a CIPA fará uma avaliação no ambiente de trabalho para definir prioridades nas adaptações do ferramental.