Dana Nakata: Acidente fere dedo de trabalhadora

Em acidente ocorrido na semana passada na Dana Nakata, uma máquina sem as proteções exigidas por lei esmagou o dedo médio da mão esquerda da companheira Simone Pereira Pimenta.

Esse é o terceiro acidente grave que acontece na empresa em pouco mais de um mês, revelando as más condições de trabalho na unidade da Dana em Diadema.

De acordo com a CIPA eleita pelos trabalhadores, a empresa não está cumprindo sua parte no programa de proteção de prensas e similares.

“As máquinas não oferecem segurança aos trabalhadores e a maioria delas não têm as proteções determinadas pelo PPRPS”, disse Mauro Soares, diretor do Sindicato.

Depois de denúncia da CIPA, ele pediu fiscalização do Ministério do Trabalho nas máquinas da Dana Nakata para que sejam interditadas as prensas fora da lei.

Mauro disse que as empresas têm de cumprir o acordo, comentando que a interdição das máquinas é a forma mais eficaz para a instalação das proteções.

“Temos cinco máquinas interditadas na Projet, que só voltarão a funcionar a partir do momento em que os trabalhadores estiverem devidamente protegidos”, concluiu ele.