Das 50 empresas mais admiradas do mundo, seis são do setor automotivo

BMW, 3M, Toyota, Caterpillar, Volkswagen e DuPont aparecem no ranking anual

Seis empresas do setor automotivo estão entre as 50 mais admiradas do mundo, de acordo com ranking anual da revista de negócios Fortune, dos Estados Unidos.

A lista, que tem Apple, Amazon.com e Google nas três primeiras posições, nesta ordem, é elaborada pela revista em parceria com o Hay Group com base nas informações de mais de 1,5 mil organizações. São filtradas as 15 maiores de cada segmento da indústria global e as 10 maiores da indústria americana. Além disso, são realizadas mais de 16 mil entrevistas com diretores de empresas e analistas financeiros de diferentes países.

A melhor colocada do setor automotivo este ano é a BMW. Na 14ª colocação, o grupo alemão se destacou por ter registrado recorde de vendas em 2013, com quase 2 milhões de modelos BMW Mini e Rolls-Royce emplacados, em alta de 6,4% sobre 2012.

A 23ª posição ficou para 3M, que atende a diferentes setores, incluindo a indústria automobilística. O ranking enfatiza que a 3M reduziu seus dividendos em 35%, o que contribuiu para alcançar em 2013 seu 56º ano de alta no faturamento.

Logo na sequência, em 25º lugar, aparece outra montadora, a Toyota. A líder mundial de vendas de automóveis é reconhecida por ter lutado contra desastres naturais, ter enfrentado uma série de recalls e mesmo assim ter vendido 270 mil veículos a mais do que a norte-americana General Motors. A japonesa emplacou 9,9 milhões de automóveis no ano passado.

A Caterpillar, fabricante de máquinas agrícolas e de construção, ocupa a 33ª posição do ranking. É seguida pela Volkswagen, na 36ª colocação. A empresa alemã soube preservar sua liquidez e terminou 2013 com o caixa cheio, somando € 16,8 bilhões, valor quase 60% maior do que um ano antes. A Volkswagen conseguiu ocupar o segundo lugar no ranking da produção global de veículos, somando 9,73 milhões de unidades em 2013.

A DuPont, que fornece produtos químicos, fecha a participação do setor automotivo na lista, com a 43ª colocação. Este é o terceiro ano consecutivo que a empresa fica entre as 50 mais admiradas do mundo.

Os resultados do “World´s Most Admired Companies” serão publicados na edição de março da revista Fortune.

Da Automotive Business