Das dez mais vendidas, só quatro crescem em 2025
BYD, Honda e Volkswagen avançam mais, enquanto GM, Toyota e Nissan têm pior desempenho frente a 2024
Das dez marcas que mais venderam automóveis e comerciais leves no Brasil de janeiro a novembro, somente quatro tiveram crescimento nos emplacamentos em relação a igual período do ano passado: destacadamente mesmo, BYD, com avanço de 46%, e Honda, com 12,4%.
Coincidentemente, ao registrar índice três vezes maior do que a concorrente japonesa, a BYD ultrapassou a própria Honda — assim como a Nissan — e pulou da 10ª posição nos primeiros onze meses de 2024 para a 8ª colocação, com 97,2 mil unidades emplacadas.
Ao lado de BYD e Honda, só as líder e vice-líder exibiram variação positiva. Com 480,4 mil licenciamentos, a ponteira Fiat cresceu modestos 2%, próximos na média do mercado, enquanto a Volkswagen, segunda colocada, que negociou 388,5 mil veículos, comemora crescimento de 8%.
A Nissan facilitou a ascensão da BYD ao perfilar no “time” das marcas que encolheram em termos de unidades entregues aos clientes finais. Perdeu uma posição e agora é a 10ª colocada, com 70,4 mil unidades. General Motors, que teve 246,4 mil emplacamentos, amarga a segunda maior queda proporcional. Os 13% a menos que negociou só foram superados pelo recuo de 15,5% da Toyota.
Do AutoIndústria