Datafolha aponta liderança de Dilma Rousseff e vitória no primeiro turno

Pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana mostra que a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) se manteve estável nos últimos meses e que a petista seria reeleita no primeiro turno. Na sondagem, Dilma está em vantagem com o mesmo índice que obteve na pesquisa anterior do instituto, em novembro de 2013: 47%.

O pré-candidato do PSDB Aécio Neves caiu dois pontos porcentuais, de 19% na última sondagem para 17% agora. Eduardo Campos (PSB) subiu um ponto percentual, de 11% para 12%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Se a ex-senadora Marina Silva (PSB) concorresse no lugar de Campos, ainda assim Dilma venceria no primeiro turno. Nesse cenário, a petista tem 43% das intenções de votos nesse cenário – registrava 42% na pesquisa anterior. Marina ficou com 23% das intenções de voto, queda de 3 pontos percentuais em relação a novembro. Aécio manteve agora os mesmos 15% da pesquisa anterior.

Avaliação do governo

Segundo o levantamento, o governo de Dilma é consideram ótimo ou bom por 41% dos entrevistados. É o mesmo número da última pesquisa. A variação ficou por conta dos que classificam a gestão petista como regular ou ruim. O ´regular´ oscilou em quatro pontos porcentuais, de 41% para 37%. Já os que acham o governo ruim ou péssimo passaram de 17% para 21%.

Na semana passada, outras duas sondagem mostraram números semelhantes aos apresentados pelo Datafolha. Nos levantamentos do Ibope e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Dilma teve queda na aprovação do seu governo. Os que consideravam a gestão boa ou ótima diminuíram de 43% para 39% na sondagem do Ibope. Já na pesquisa da CNT, a avaliação positiva de Dilma oscilou de 39% para 36,4%.

A pesquisa do Datafolha foi feita com 2614 pessoas entre os dias 19 e 20 de fevereiro em 161 municípios.

Da Agência Esrado