De Peão a professor: Ex-torneiro explica reestruturação em livro
Quem deseja saber como a reestruturação produtiva influi em sua vida e quer conhecer, de maneira prática e direta, o significado de termos como kan-ban, kaizen, just-in-time, célula de produção e outros 150 itens relacionados ao tema, não pode perder o livro Glossário [dicionário] da reestruturação produtiva: a linguagem do trabalhador, escrito pelo ex-torneiro-mecânico e ex-membro da Comissão de Fábrica na antiga Atlas Copco, em São Bernardo, Jerônimo de Almeida Neto, o Cascão.
A editora Visual Books, especializada em livros técnicos, lançará a obra no próximo dia 19, na Livraria Siciliano do Shopping Plaza, localizado na Avenida Industrial, em Santo André (próximo à Estação Ferroviária), às 19h. “Conto o que acontece com quem não se atualiza na profissão e tento explicar, de forma bem simples, os termos ligados à reestruturação produtiva”, conta Jerônino. O Glossário tem 80 páginas e custa R$ 15,00.
Jerônimo é filho de metalúrgico da antiga Villares, em São Bernar-do. Entrou no Senai aos 15 anos (hoje tem 46) e aos 18 anos, já formado, começou a trabalhar na extinta Coferraz, em Santo André. Em 1989 foi para a Atlas e seguiu com a fábrica para Barueri, onde se aposentou. Neste período formou-se em Ciências Sociais.