De quantas estações de recarga para carros elétricos precisamos?
Número de estações de recarga irá superar o de postos de combustíveis nos EUA em breve; Brasil deve triplicar rede até o fim de 2022
Qual é a quantidade ideal de pontos de carregamento para carros elétricos? Nos Estados Unidos, um levantamento apontou que havia 108.000 pontos públicos de recarga, o que dá quase um ponto para cada posto de gasolina, onde se estima que haja entre 111.000 e 150.000 postos, e a conclusão é de que ainda são necessários muito mais eletropostos. São mais de 2 milhões de veículos elétricos registrados no país norte-americano.
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, a proporção ideal entre carros elétricos e estações de recarga é de 40 portas de carregamento Nível 2 e 3, 4 carregadores rápidos DC (DCFC, que geralmente tem três saídas) a cada 1.000 veículos elétricos.Atualmente, existem 41 portas de carregamento nível 2 e 5,7 portas de carregamento DCFC por 1.000 VEs, respectivamente, ou cerca de 21 veículos elétricos para cada ponto de carregamento.
Com uma frota bem menor de carros totalmente elétricos (5.000 unidades), o Brasil tem uma infraestrutura de carregamento reduzida. No entanto, ela cresce exponencialmente e já tem uma presença razoável nas principais cidades do país. Recentemente, o diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e CEO e cofundador da Tupinambá Energia e Mobilidade, Davi Bertoncello, afirmou que o ano de 2021 foi um período de confirmação, onde passamos de 350 para mais de 1.000 pontos de recarga espalhados pelo país, número que de ser triplicado novamente em 2022.
Por aqui não temos um plano de governo para apoiar a expansão da infraestrutura, mas há vários projetos de corredores para carregamento e eletropostos sendo executados pela iniciativa privada com o envolvimento de empresas como a EDP, EnelX, NeoEnergia, WEG, Siemens, Raízen, Volkswagen, Porsche, Audi, Volvo, BMW e BYD, entre outras.
Do InsideEVs