Debate: Marinho fala de propostas, adversário prefere ataques pessoais
Candidato tucano chegou a alterar a voz e perder o controle em alguns momentos do encontro realizado ontem pelo jornal Diário do Grande ABC
O ex-ministro Luiz Marinho, candidato petista à Prefeitura de São Bernardo, reforçou suas propostas de governo durante debate na noite de quarta-feira (15) com o deputado Orlando Morando (PSDB). Marinho enfrentou um adversário com postura agressiva e, por vezes, descontrolada, que fez uma única pergunta sobre plano de governo e não respondeu diretamente questionamentos de Marinho e jornalistas sobre gestão. O tucano preferiu apelar para ofensas gratuitas. O debate foi realizado pelo jornal Diário do Grande ABC.
Marinho não aceitou as provocações e falou exclusivamente de suas propostas, que, segundo ele, vão transformar a cidade, principalmente na periferia. “O candidato da mudança sou eu”, disse ao público, logo na apresentação. Ele listou projetos como a construção de um novo hospital, dois prontos-socorros – um na Vila São Pedro e outro na Vila União – adoção do bilhete único, municipalização gradual do ensino de 5ª a 8ª séries, criação da Ronda Cidadã, com 400 guardas para patrulhar a cidade, entre outras.
Morando admitiu que “Dib é o seu ídolo!”. ” Eu gosto dele, foi ele que me ajudou na vida pública” Marinho manteve as críticas à gestão que, de acordo com ele, abandonou a periferia e não cuida nem dos bairros centrais. “Fiquei até traumatizado com as condições de famílias inteiras morando em cima de esgoto a céu aberto, ratos correndo para lá e para cá. Isso é um desrespeito como ser humano”, disse o ex-ministro da Previdência e do Trabalho.
Morando elogiou a gestão do seu ídolo. Disse duvidar que uma pessoa gaste duas horas numa viagem de ônibus dentro da cidade e negou que vá adotar o bilhete único. Marinho lamentou o desespero do adversário. “Se o cidadão perde o controle num debate, que dirá para governar uma cidade, para tomar uma decisão difícil de ser tomada?”, questionou. “Eu estou acostumado a tomar decisões difíceis”, garantiu.
No final do debate, Marinho dsse: “Nossa São Bernardo está tão maltratada. Eu sou um candidato que quer cuidar da cidade, criar condições de transformar a nossa cidade e de fato resolver os problemas do atendimento na saúde, o problema grave de saneamento, garantir investimento na habitação”, disse.
A fala de Morando revelou despreparo e desequilibrio: ´Quero ser um prefeito nota 6´, disse revelando despreparo e desequilíbrio. “Acho nota 9 muito alta para um prefeito e fico feliz se, quando eu for prefeito, for avaliado com um 6”, disse, ao comentar a nota que merecia o prefeito William Dib.
Da Redação e do Portal do PT