Delegação dos metalúrgicos do ABC chega ao 2° Congresso da Industriall

(Foto: Adonis Guerra)

Em torno de 50 dirigentes do Sindicato es­tão desde ontem participando do 2º Con­gresso da IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria. (Saiba mais no quadro)

O Congresso foi oficialmente aberto ontem, no Rio de Janeiro, e está reunindo mais de 1.300 sindicalistas de 140 países de todos os continentes.

“É extremamente importante que os Me­talúrgicos do ABC se unam aos trabalhadores de todo o mundo”, afirmou o presidente Rafael Marques.

“A luta por direitos é global, já que a ameaça e o retrocesso nos direitos do trabalho, duramente conquistados, têm acontecido no mundo intei­ro. Por isso, essa unidade é fundamental para barrar esse processo”, completou.

A juventude fez sua primeira participação na IndustriALL com uma plenária organiza­tiva para definir os rumos das ações durante o encontro.

“O objetivo é que a juventude possa ter inter­venção e voz em todos os pontos de pauta que serão apresentados”, explicou o secretário de Juventude da Confederação Nacional dos Me­talúrgicos da CUT, CNM- CUT, Silvio Ferreira.

Os temas abordados serão: fortalecimento sindical, o poder das multinacionais, direitos sindicais, política de desenvolvimento sustentável e trabalho precário.

“São cinco temas importantes nos quais a juventude deve garantir seu espaço, porque esse é o 2º Congresso da IndustriALL e o primeiro já com a participação de jovens. A ideia é garantir nessa organização a nossa fala para cada tema abordado”, completou.

“Cabe aos jovens da IndustriALL criar políticas para a juventude, temos que incluir os jovens e as mulheres em todos os níveis de organização”, ressaltou o atual secretário-geral da IndustriALL, Jyrki Raina.

Também presente na plenária, a coordena­dora nacional do Levante Popular da Juven­tude, Larissa Sampaio, apresentou um breve histórico do movimento aos representantes internacionais.

“Para o Levante, participar deste Congresso da Juventude dentro da IndustriALL é uma possibilidade de ter a união entre os jovens tra­balhadores dos movimentos populares, não só na luta por direitos, mas também para enfrentar este momento político que vivemos no Brasil”, afirmou.

O que é a Industriall?

Fundada em 19 de junho de 2012, a IndustriALL tem mais de 600 sindicatos filiados provenientes de 140 países dos setores de manufatura, mineração, energia e têxteis.

No total, representa 50 milhões de trabalhadores dos setores metalúrgico, químico, mineração, energia e têxtil.

Nascida da fusão de três federações internacionais (meta­lúrgicos, químicos/petroleiros e têxteis), sediada em Genebra, na Suíça, e com cinco escritórios regionais, a IndustriALL esteve à frente de ações importantes para garantir trabalho decente e direitos iguais em multinacionais.

Da Redação