Demanda de consumidores por crédito deve crescer em 2013, diz Serasa

As previsões de uma retomada mais robusta na atividade econômica em 2013 sugerem maior demanda de consumidores por crédito no próximo ano.
O indicador de perspectiva de crédito da Serasa Experian avançou pelo segundo mês consecutivo em agosto depois de uma sequência de nove quedas seguidas até julho.

O índice busca antever o comportamento das concessões para um período futuro de seis meses.

Economistas da empresa ressalvam, contudo, um nível ainda elevado de inadimplência, que pode frear parte do crescimento da demanda por crédito no próximo ano.
 
O endividamento das famílias foi um dos principais responsáveis pela desaceleração do crédito e, por consequência, da atividade econômica neste ano.

Já a perspectiva de crédito para as empresas apresentou um leve recuo (-0,1%) em agosto. Ainda assim, permanece em nível considerada elevado pela empresa.

Para os economistas da Serasa, a demanda das companhias por financiamentos acompanhará a retomada da economia, refletindo o aumento da confiança dos empresários na esteira de anúncios de medidas para elevar a competitividade de grupos do país.

Para alcançar um crescimento maior da economia, o governo anunciou medidas como a redução do preço da energia, pacote de compras públicas, pacote de projetos de infraestrutura e desoneração da folha de pagamento de alguns setores.

 

Da Folha de S. Paulo