“Democracia é participação e luta por uma sociedade mais justa”
As eleições municipais 2020 mostraram ampla participação da população, mesmo em tempos de pandemia e de negação da política. Mais de 113 milhões de brasileiros foram às urnas. As abstenções foram cerca de 34 milhões.
“O exercício do voto é fundamental para defender o país que queremos. Muitos lutaram e morreram neste país para construir a democracia e não podemos abrir mão dela. Democracia é participação e temos que fortalecer a nossa luta por uma sociedade mais justa e solidária. Cada vez mais temos que levantar questões de gênero, juventude, combate ao racismo e tudo isso passa por discutir a participação política”, ressaltou o diretor executivo do Sindicato, Carlos Caramelo.
“Mesmo sob ataques e com dificuldades, os candidatos do campo progressista tiveram resultados muito positivos no país. Nos municípios com 2º turno, é importante votar em quem tem compromisso com os trabalhadores, conhecer as propostas de emprego, renda e desenvolvimento”, destacou.
“Temos que exercer a democracia de fato, não é só votar no momento da eleição. É acompanhar o trabalho dos prefeitos e vereadores eleitos e cobrar transformações nas cidades”, afirmou.
Memorial da Democracia
Há 31 anos, em novembro de 1989, os brasileiros foram às urnas eleger pelo voto direto, depois de 29 anos, o presidente da República. No total, 22 candidaturas disputaram a eleição de 89, entre elas a de Lula (PT), Leonel Brizola (PDT) e Ulysses Guimarães (PMDB).
Visite o museu virtual memorialdademocracia.com.br e relembre como foi a primeira eleição direta no Brasil após o fim do regime militar.