Democratizar a informação é o desafio do Sindicato nos próximos anos


Da esq. p/ dir.: Ana Nice, diretora executiva do Sindicato; Valter Sanches, diretor de comunicação; Renato Rovai, editor da Revista Fórum e Paulo Salvador, da Rede Brasil Atual. Foto: Rossana Lana / SMABC

O terceiro andar da Sede lotou na noite de quarta-feira durante a plenária temática que debateu a política de Comunicação do Sindicato para os próximos anos.

Convidado, o editor da Revista Fórum, Renato Rovai, relembrou a trajetória da disputa entre a grande mídia e os movimentos sociais, desde a famosa edição pela TV Globo do debate entre Lula e Collor em 89, até a última eleição presidencial, com o embate na internet com simpatizantes de José Serra.

Com o surgimento da internet, segundo Rovai, o debate sobre a democratização dos meios de comunicação ficou mais forte, mesmo com a pressão dos grandes veículos, que estão nas mãos de dez poderosas famílias.

“O governo Lula avançou na discussão, mas foi pouco. Agora temos outra batalha que é o Plano Nacional de Banda Larga. É muito importante que ele avance e faça com que a internet de qualidade alcance a todos os lugares do País”, afirmou o jornalista, destacando que a rede mundial de computadores é uma grande arma na luta por uma mídia mais plural e democrática.

A plenária aprovou o plano de comunicação para os próximos anos, que inclui a consolidação dos veículos ligados ao Sindicato e parceiros, ampliação dos canais de distribuição de conteúdo jornalístico e uso das novas tecnologias.

“O projeto de comunicação é estratégico para o Sindicato, mostrando o protagonismo da categoria na sociedade e dando apoio às ações sindicais”, destacou Valter Sanches, diretor de comunicação do Sindicato.

Da Redação