Departamento de Saúde agenda férias e planeja formação para 2015
A partir de 22 de dezembro, o Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, o DSTMA, do Sindicato entra em férias e volta às suas atividades em 21 de janeiro.
“Por isso o companheiro deve se programar para resolver questões pendentes no setor o quanto antes”, disse o coordenador da Comissão e diretor executivo, Amarildo Sesário de Araújo (foto).
Segundo o dirigente, o DSTMA faz parte da estrutura da assessoria dos Metalúrgicos do ABC para políticas ambientais e questões voltadas à saúde e segurança no trabalho.
“A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, é um bom exemplo da atuação do Sindicato nas fábricas”, disse Amarildo. “Ela garante a organização no local de trabalho e mapeia os riscos no processo de produção visando a integridade física do trabalhador”, prosseguiu.
Amarildo avisou que em 2015 serão retomados os cursos para cipeiros, com novas atividades abordando a ergonomia aplicada ao trabalho. As ações contarão com o apoio do Departamento de Formação do Sindicato.
“Os Metalúrgicos do ABC têm a organização e a formação mais avançadas do País. Este trabalho não pode ser isolado e deve estar em sintonia com as representações nas fábricas, no sentido de somar, complementar e potencializar as ações”, destacou Amarildo.
Ele lembrou que nas décadas de 1970 e 1980, quando o Sindicato lutava contra o arrocho salarial e a intransigência da empresa em reconhecer as representações sindicais, a CIPA foi o caminho para que a militância pudesse iniciar um processo de organização nos locais de trabalho.
“É por isso que a maior parte das lideranças que se formaram na nossa base teve a CIPA como porta de entrada à sua atuação”, afirmou o dirigente. A partir daí, outras representações foram conquistadas.
“Vieram as Comissões de Fábrica, o SUR e o CSE, mas até hoje a CIPA conserva sua importância por sua vocação pela atuação nos locais de trabalho e por abordar temas que afetam diretamente a vida dos trabalhadores”, concluiu.
Da Redação