Depoimentos marcam semana da consciência negra

Na semana da Consciência Negra, a Tribuna traz depoimentos de negros que atuam em diferentes frentes e lutam por igualdade.

Na edição de hoje, confira o depoimento de Carlos Roberto Ketu Riahb, o Ketu, militante do MNU (Movimento Negro Unificado) integrante do Grupo de Trabalho Panafricaista em São Bernardo. Ketu é muçulmano, GCM (Guarda Civil Municipal) em São Bernardo e foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos.

Foto: Arquivo Pessoal

Ataques à vida

“Tivemos avanços nos governos progressistas de Lula e Dilma, mas infelizmente, assim como outros movimentos sociais, temos sofridos ataques neste governo diretamente relacionado à nossa vida. Para o Movimento Negro, discutir a vida nesse momento se torna, como sempre, fundamental”.

Na linha de frente

“Os ataques à classe trabalhadora nos pegam em cheio, normalmente numa crise, a população negra sofre mais. Não é à toa que neste período o movimento das mulheres negras vem crescendo, elas estão na linha para combater esses ataques”.

Segurança pública

“Infelizmente os modelos de segurança pública que existem hoje foram criados pela direita, pelas elites, vem desde a escravidão, são ideológicos da classe dominante. É preciso que haja um amplo debate para a construção de um projeto da esquerda que aproxime a segurança do povo com viés ideológico da classe trabalhadora. A questão da segurança não vai ser resolvida só com aparatos, é preciso um programa de governo que vise moradia, inserção no mercado de trabalho, educação, cultura e esporte. Só com o viés técnico não se combate a violência”.

Cloves, presente!

Metalúrgico, funcionário público, dirigente do Partido Comunista do Brasil e fundador do PT, Cloves de Castro, 81 anos, morreu no domingo, dia 15, em São Paulo, vítima de câncer. Foi um grande militante e liderança na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.