Deputado alemão defende unidade contra crise econômica


Klaus Ernst. Foto: Rossana Lana / SMABC

Em visita realizada nesta quarta-feira (7) ao CSE na Mercedes-Benz, em São Bernardo, o deputado alemão Klaus Ernst, presidente do partido de esquerda Die Link e ex-dirigente do IG Metall – o sindicato dos metalúrgicos na Alemanha –, defendeu a união de sindicalistas e partidos de esquerda de todo mundo para cobrar dos governos a regulação do sistema financeiro e evitar que a crise econômica se espalhe.

“Os trabalhadores precisam reagir”, afirmou. “Vemos greves em diversos países da Europa como Portugal, Grécia, Itália e Reino Unido. Eles são quem mais sofrem com as medidas de austeridade, por isso devem se defender”, destacou.

Entre as reações dos trabalhadores europeus contras as medidas de arrocho no continente, está a paralisação que os metalúrgicos italianos vão realizar no setor em 16 de dezembro, para responder aos cortes sociais de R$ 50 bilhões anunciados pelo governo do país.

Na Grécia, sete greves gerais já ocorreram desde o mês passado contra a redução de salários e pensões, demissões massivas de funcionários públicos, aumento dos impostos indiretos e do desemprego.

Já no Reino Unido, quase 2 milhões de trabalhadores no setor público realizaram em novembro a maior greve dos últimos 30 anos protestando contra a reforma da previdência e as medidas de austeridade.

*Atualizado em 8/12
Da Redação