Deputado do PT sugere horário especial para trabalhador estudante

De acordo com o CAndido VAcarezza, líder da bancada petista na Câmara, o acesso à educação se constitui numa condição fundamental para os trabalhadores

Tramita na Câmara o projeto de lei (PL 4475/08) de autoria do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder da bancada do PT na Câmara. A proposta concede horário especial ao trabalhador estudante. Para Vaccarezza, a flexibilidade no horário de trabalho “é um elemento facilitador e incentivador” para o desenvolvimento educacional do trabalhador brasileiro.

“A proposta permite que a pessoa que esteja estudando no ensino fundamental, médio, técnico ou superior, menos pós-graduação, possa chegar uma hora mais tarde ou sair uma hora mais cedo do expediente. Esse horário será compensado em um único dia não podendo exceder dez horas de jornada diária. Só há ganho. Para o estudante é uma satisfação pessoal concluir os estudos. Já a empresa terá um trabalhador mais satisfeito para desenvolver melhor seu trabalho”, esclareceu Vaccarezza. De acordo com o deputado o acesso à educação se constitui numa condição fundamental para os trabalhadores.

“Não somente para a disputa de um posto de trabalho, mas como direito ao conhecimento e ao desenvolvimento pessoal e profissional. As pessoas que têm mais estudo desempenham melhor qualquer função. Até um atividade braçal, quando a pessoa tem uma formação básica ela desenvolve melhor porque domina melhor as técnicas de produção. É bom para o País que todas as pessoas tenham um grau de conhecimento grande”, disse Vaccarezza.

A matéria tem caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho; e CCJ.

Do Informes PT