Deputados debatem em São Paulo papel atual da mídia
Evento realizado no Sindicato dos Bancários foi organizado pelo Centro Barão de Itararé e lançou novo livro sobre o papel dos grupos de comunicação na política
Na noite da sexta-feira (1º), a sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu mais um evento promovido pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, desta vez para discutir o papel atual da mídia, como promovedora da democracia plena no país.
O evento contou com a presença dos deputados federais Emiliano José (PT/BA), Brizola Neto (PDT/RJ), Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e Ivan Valente (PSOL/SP), que discutiram propostas como mudanças na legislação das comunicações no país e também a construção de um novo marco regulatório para o setor.
Entre as posições defendidas, todos os deputados presentes se mostraram a favor da universalização do acesso à internet e enfatizaram o papel dos blogues e da chamada midia alternativa como difusores no processo.
Durante o debate, foi anunciado o lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação, previsto para o dia 19 de abril, em Brasília. Entre outras iniciativas, a frente pretende desenvolver meios para a inclusão da sociedade civil no desenvolvimento da democratização dos meios de comunicação.
Estudos
Após o debate, houve o lançamento do novo livro de Emiliano José, “Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988”, que investiga o papel dos grupos de comunicação brasileiros na história política recente do Brasil, em especial desde a eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República – e a onda de privatizações de empresas estatais que se seguiu com sua chegada ao poder.
O livro foi editado pela EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia).
Da Rede Brasil Autal