Desafio do Brasil é formar mão de obra qualificada, diz Dilma
Em homenagem ao Dia do Trabalho, a presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou, nesta segunda-feira (2), no programa “Café com a Presidenta”, que um dos desafios do Brasil é formar mão de obra especializada para suprir a oferta de emprego qualificado.
“Feliz de um País que tem desafios gerados pelo crescimento, no momento em que grande parte do mundo vive a estagnação e o desemprego”, declarou.
A presidente também comentou sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa lançado para ajudar na qualificação de trabalhadores. A meta do programa é capacitar cerca de oito milhões de brasileiros nos próximos quatro anos.
“Mais que um programa educacional, quero que o Pronatec seja uma usina de oportunidades. Ele vai beneficiar estudantes do Ensino Médio, vai ajudar trabalhadores desempregados a recomeçarem a vida profissional e vai abrir as portas do mercado de trabalho para que milhares de brasileiros possam deixar mais rápido o Bolsa Família”, disse.
Outras medidas
A presidente acrescentou ainda que o governo irá aumentar a rede federal de educação profissionalizante, criando mais de 200 novas escolas técnicas federais. Também será lançado um programa de bolsas para estudantes brasileiros no exterior. O objetivo é que sejam oferecidas no mínimo 75 mil bolsas de estudos em universidades estrangeiras.
“São programas que beneficiarão tanto os mais pobres como os filhos da classe média, que cresce vigorosa em nosso País. São iniciativas que demonstram o compromisso especial que nosso governo tem com os pobres e com a classe média. Com os pobres, para garantir que subam na vida; com a classe média, para garantir que seu padrão de vida melhore ainda mais”, finalizou.
Do InfoMoney