Descartada pela GM, Tesla comemora 5 milhões de carros vendidos
Nunca subestime uma ideia, por mais absurda que ela pareça, pois lá na frente as coisas podem ser bem diferentes. Foi isso o que aconteceu em 2009, quando uma descrente (e quase falida) montadora de Detroit desdenhou de uma startup, dizendo ser “bando de engenheiros brincando com baterias de laptop”.
Bom, hoje a startup em questão é a Tesla, que comemora 5 milhões de carros elétricos vendidos e 50 mil estações de recarga ultrarrápida Supercharger. A montadora citada é a conhecida General Motors, cujo conselho de administração participava Steve Girsky, atualmente CEO da Nikola.
Girsky sugeriu a Tesla para a GM em 2009, mas ouviu do conselho que era só um “bando de engenheiros brincando com baterias de laptop”. Bem, enquanto a GM remava com o Volt, a Tesla lançou o Model S e as bases para uma marca disruptiva que mudou o mundo automotivo nos últimos 10 anos.
Forçando a indústria a eletrificar-se, a Tesla converteu-se no mais importante player mundial, gostem alguns ou não, fazendo com que as marcas tradicionais tivessem que seguir o mesmo caminho. No caso da Tesla, não só a marca cresceu em vendas e popularidade, apesar das idas e vindas de Elon Musk (em vários sentidos), mas também em valor, fazendo seus acionistas simples tecnicamente milionários. Hoje, a Tesla vale US$ 830 bilhões, enquanto a GM está em US$ 46 bilhões.
Do Autoblog