Descaso do governo marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Hoje é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. O Brasil registrou 571,8 mil notificações de acidentes de trabalho e 2.487 mortes decorrentes de acidentes de trabalho em 2021, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, mantido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Foto: Divulgação

O vice-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, destacou que os dados chamam a atenção e é preciso refletir sobre o que representam.

“Lembrar das vítimas, dos familiares e amigos neste dia é também lembrar do descaso e da irresponsabilidade do estado e de parte do empresariado. Com essas mortes, morreram sonhos, que não podem simplesmente virar estatísticas, é preciso um processo de reparação, proteção à família e a responsabilização dos patrões nas esferas civil e criminal. Também precisamos combater a lógica de culpar os trabalhadores, que reforça e revela cada vez mais a face da exploração predatória do capital sobre os trabalhadores”, explicou.

O dirigente ressaltou que a classe trabalhadora vem sofrendo um ataque nefasto aos direitos pelo atual governo e a maioria dos parlamentares, visando favorecer ainda mais parte dos empresários. “O resultado disso foi a reforma Trabalhista, que praticamente extinguiu a justiça do trabalho, o sucateamento do INSS e dos aparelhos de proteção social dos trabalhadores”, afirmou.

“Com tudo isso, o papel dos sindicatos, dirigentes e cipeiros, que sempre foi fundamental, neste último período, se fez ainda mais necessário. Precisamos de políticas e ações que obriguem os patrões a investir cada vez mais em capacitação, desenvolvimento e equipamentos que protejam os trabalhadores”, defendeu.

O exemplo mais recente é o descaso do governo diante da pandemia da Covid-19, que até ontem registrava 662.941 mortes e 30.374.694 casos no Brasil, segundo o consórcio de veículos de imprensa.

“Quantos profissionais da saúde se contaminaram trabalhando? Quantos foram a óbito? Para piorar, faltam dados que impedem a análise dos impactos da Covid-19 nos trabalhadores e nas internações no Brasil. Esse é mais um reflexo de que o governo nunca teve nenhum interesse em tomar medidas em defesa da vida e dos trabalhadores”, concluiu.

Acidentes de trabalho no Brasil

Em 2021:

2.487 CATs com mortes

571,8 mil CATs (notificações de acidentes de trabalho)

Estimativa de 20% de subnotificação de CATs: 114,5 mil acidentes

35% das CATs foram no estado de São Paulo

Fonte: Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.