Desconto em folha: 45 mil metalúrgicos beneficiados no ABC
Na semana passada, mais duas empresas fecharam contrato com bancos para empréstimos com desconto em folha. Com eles, o Sindicato já assinou acordos de crédito consignado (empréstimos com parcelas descontadas na folha de pagamento) com mais de 10 bancos e 35 fábricas da região.
No total, ultrapassam 45 mil o número de trabalhadores que já podem trocar uma dívida mais cara (feita com cartão de crédito, cheque especial ou agiota) por outra com juros bem menores.
Os empréstimos têm taxas que variam de 1,75% a 2,6% para sindicalizados (dependendo do número de parcelas) e de 2% a 3,3% para os não associados. Enquanto isso, nos bancos o empréstimo pessoal cobra 7%, o cheque especial 9%, o cartão 11% e as financeiras 13%.
Os 31 mil companheiros na Mercedes-Benz, Ford, Volks e Scania já se beneficiam com o empréstimo. Outros 14 mil metalúrgicos em 39 fábricas, também já contam com acordo.
Nas autopeças, cerca de 40% dos metalúrgicos se inscreveram para pegar empréstimos. Só na Metal Leve, foram 700 logo na primeira semana. Já assinaram a papelada e pegaram o dinheiro pelo menos 200 trabalhadores na Ford e mais de 1.900 da Mercedes-Benz.
Entre os bancos com os quais o Sindicato fez acordos estão Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Alfa, Bradesco, HSBC, Santander, Unibanco, Real/ABN e BMG.