Desde janeiro, Disque 100 recebeu 8 mil denúncias de violações
Média diária de atendimentos está bem próxima à registrada nos 12 meses de 2008
O Disque 100, serviço do Governo Federal que registra denúncias de abuso, maus tratos, exploração sexual e desaparecimentos de crianças e adolescentes, registrou 7.823 ocorrências entre janeiro e março de 2009. No mesmo período do ano anterior, as suspeitas notificadas somaram 8.515.
De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, a média diária de denúncias registradas nesse primeiro trimestre, 87, está bem próxima aos 89 atendimentos diários realizados nos 12 meses de 2008.
Isso porque, de acordo com Rosário Ferreira, assessora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPDCA ) da SEDH, além da facilidade de acesso ao Disque 100, que é gratuito, a população está mais sensibilizada e esclarecida.
“Ações do governo federal e da sociedade civil, como a criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, aprovado em 2000, contribuíram para uma maior sensibilização da população em relação à garantia de direitos de meninos e meninas. As pessoas entendem que a violação desses direitos não são fatos isolados e que a denúncia é o primeiro passo para se reconstituir os direitos que foram violados”, afirmou.
Desde 2003, quando o Disque 100 passou a ser coordenado e executado pela SEDH, o serviço recebeu 89.464 denúncias, sendo que 29.947 concentraram-se na região Nordeste. Entretanto, o Distrito Federal encabeça o ranking de violações quando se consideram as ocorrências registradas a cada 100 mil habilitantes, 89,58.
Historicamente, considerando o total de denúncias registradas em todo o país, as que se caracterizam como abuso sexual representam 57,99%, seguidas por exploração sexual comercial (40,27%), pornografia (1,73%) e tráfico de crianças e adolescentes (0,75%).
Sobre o Disque Denúncia
O Disque Denúncia é gratuito e pode ser acessado de três formas:
De qualquer lugar do Brasil, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 22 horas, pelo telefone 100;
De qualquer lugar fora do Brasil, , diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 22 horas, pelo telefone + 55 (61) 3212-8400;
A qualquer hora, enviando uma mensagem eletrônica para disquedenuncia@sedh.gov.br.
Além de encaminhar as denúncias recebidas aos órgãos de segurança pública estaduais, os cidadãos que recorrem ao serviço são orientados sobre como proceder em relação às violações que testemunharam.
Do Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente