Desemprego: Aumento de 2,6% em São Paulo
A taxa de desemprego na grande São Paulo passou de 18,6% em janeiro para 19,1% da PEA (População Economicamente Ativa) em fevereiro. O maior índice desde maio de 2002, quando atingiu 19,7%.
O crescimento de 2,6% significa 35 mil pessoas a mais sem serviço, o que elevou o contingente de desempregados para 1,785 milhão de pessoas. O total de trabalhadores empregados na região é de 7,561 milhões.
Animadoras – Paula Montagner, gerente de análise da Fundação Seade (que fez a pesquisa com o Dieese), disse que o aumento está dentro do esperado, pois no período geralmente são eliminados os postos temporários criados no final do ano.
A redução atingiu praticamente todos os setores, porém com mais intensidade a indústria, que eliminou 74 mil postos. Comércio e serviços cortaram, respectivamente, 17 mil e 30 mil postos. Já outros setores, como construção civil e serviços domésticos, criaram 21 mil novas vagas.
As previsões para março também não são muito animadoras. Paula estima que a taxa deverá ficar próxima da registrada no mesmo mês do ano passado, 19,9% da PEA.
O rendimento médio dos trabalhadores caiu pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, segundo a pesquisa. Ele passou de R$ 898,00 em dezembro para R$ 873,00 em janeiro, com queda de 2,8%.