Desemprego cai pela primeira vez no ano
O número de postos de trabalho com carteira assinada dobra em maio de 2004 em relação a maio do ano passado. A renda segue em queda.
A taxa de desemprego em maio recuou dos 13,1% de abril para 12,2% da PEA (População Economicamente Ativa) divulgou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O total de desempregados é de 2,6 milhões de trabalhadores. Segundo o IBGE foram geradas 148 mil vagas em maio. Em relação a maio de 2003, são mais 538 mil pessoas empregadas.
>> Formais
Ao mesmo tempo, mais de 291 mil novos empregos com carteira assinada foram criados em maio deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.
Só neste ano, já foram abertos mais de 826 mil novos postos de trabalho, contra 435 mil do mesmo período de 2003.
>> As diferenças
A pesquisa do IBGE é restrita às seis maiores regiões metropolitanas do País (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre). Inclui trabalhadores com carteira assinada e informais e é o indicador oficial do desemprego no Brasil.
O Caged é um índice do Ministério do Trabalho e reúne informações sobre contratações das empresas de todas as cidades brasileiras.
>> Renda
Já a renda média dos trabalhadores registrou em maio outra queda, desta vez de 0,7% na comparação com abril, também de acordo com o IBGE. A renda diminui desde março de 2003 e hoje o salário médio corresponde a R$ 866,10.
Em compensação, a renda média recebida pelos trabalhadores na indústria subiu 8,1% em abril em relação a abril do ano passado, já descontada a inflação.