Desemprego é o maior em dez anos

A taxa de desemprego subiu para 9,2% nos países da União Europeia, a pior desde 1999, e a previsão é de uma retração ainda maior neste e no próximo ano.
Para a Comissão Europeia, a taxa de desemprego deve alcançar 9,9% até o final de 2009, subindo para 11,5% em 2010.
A Espanha apresenta a pior taxa, com 18,1% de desempregados, seguida pela Irlanda, com 11,1%. No total, são 20,8 milhões de trabalhadores desempregados nos 27 países da União Europeia. “Caminhamos para uma crise mundial porque teremos uma crise de emprego”, disse Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças dos 16 países da zona do euro.

Discriminação
Juncker pediu responsabilidade social aos patrões europeus, para que evitem as demissões em massa e recorram a licenças e férias coletivas.
Mesmo assim, a previsão é que cerca de 8,5 milhões de trabalhadores percam o emprego neste e no próximo ano na União Europeia.
O aumento do desemprego fez subir o preconceito contra o imigrante. Pesquisa publicada pelo jornal Financial Times mostrou que a população da Itália, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos daria apoio se os governos pedissem para que os imigrantes sem emprego deixassem o País.
Pela pesquisa, a maioria dos britânicos e metade dos alemães são contra que trabalhadores de outros países da União Europeia entrem no mercado de trabalho nacional.